Importância das representações mentais iniciais num processo de aprendizagem e expressão livre
- Paulo Magalhães
- 8 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de ago. de 2023

Tive o privilégio, principalmente durante os últimos quinze anos, de ter que organizar para a edição (BT Son e BT) os testemunhos de pessoas de origens e experiências diversas.
Desde um agricultor dos pântanos de Poitou , uma costureira de 1905, um piloto de linha que percorre o mundo todo, pescadores de traineira, etc., até Jean Rostand, Jean-Loup Chrétien, Philippe Taquet, Yves Coppens, Haroun Tazieff ou Jacques Tixier e outros que respondiam as perguntas das crianças. Essas dezenas de personagens tinham uma característica comum: estavam fora dos estabelecimentos de ensino.
Entre essas personalidades, três contribuíram mais particularmente para esclarecer alguns conceitos fundamentais em educação, mas suas contribuições ainda não são evidentes atualmente. Em 1972, editamos “Nosso sistema nervoso” (BTSon no 862). Henri Laborit dialogava com as crianças sobre a
biologia dos comportamentos individuais e sociais. Com Joël de Rosnay foram “As origens da vida” (BTSon no 672) e “A célula, interdependências e comunicações” (BT Son no 887).



Comentários