A Pedagogia Freinet e a Educação para o 3º Milênio
- Paulo Magalhães
- 8 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2023
1o simpósio de Pedagogia Freinet - PUC/SP
Mesa redonda: “A Pedagogia Freinet e a Educação para o 3o Milênio”
8 de junho de 1996 - Centenário de nascimento de Célestin Freinet
No centro dessa utopia, em qualquer dos dois sentidos, a questão do trabalho. O trabalho não alienado. O trabalho na escola não deve ser o trabalho escolar, a preparação para a vida, que aliena o educando de sua própria vida e da vida dos outros, colegas ou mesmo sociedade na qual vive. A atividade escolar é trabalho cooperativo, porque é criação, é transformação. Trabalho e tateamento experimental são duas noções extremamente imbricadas na Pedagogia Freinet. Pois é trabalhando, ou seja, transformando o mundo natural ou social no qual vive, que o homem produz e se produz, conhece o mundo e se conhece, a si mesmo e aos outros. No âmbito do indivíduo, em especial da criança, é tateando em suas relações com os objetos que ela os conhece, ou seja, que ela estabelece as relações e transforma essas relações: apropria-se do mundo e se transforma.

Comentários