top of page

A Pedagogia Freinet e a Educação para o 3º Milênio

  • Foto do escritor: Paulo Magalhães
    Paulo Magalhães
  • 8 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 10 de ago. de 2023

1o simpósio de Pedagogia Freinet - PUC/SP

Mesa redonda: “A Pedagogia Freinet e a Educação para o 3o Milênio”

8 de junho de 1996 - Centenário de nascimento de Célestin Freinet


No centro dessa utopia, em qualquer dos dois sentidos, a questão do trabalho. O trabalho não alienado. O trabalho na escola não deve ser o trabalho escolar, a preparação para a vida, que aliena o educando de sua própria vida e da vida dos outros, colegas ou mesmo sociedade na qual vive. A atividade escolar é trabalho cooperativo, porque é criação, é transformação. Trabalho e tateamento experimental são duas noções extremamente imbricadas na Pedagogia Freinet. Pois é trabalhando, ou seja, transformando o mundo natural ou social no qual vive, que o homem produz e se produz, conhece o mundo e se conhece, a si mesmo e aos outros. No âmbito do indivíduo, em especial da criança, é tateando em suas relações com os objetos que ela os conhece, ou seja, que ela estabelece as relações e transforma essas relações: apropria-se do mundo e se transforma.





 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Cotidiano na Pedagogia de Freinet

Publicação: Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994. Páginas: 69 a 78 Mais do que falar sobre a nossa pedagogia, gostamos de praticá-la...

 
 
 

Comentários


bottom of page